PIS E PASEP? Aprenda agora como sacar esse benefício!

Anúncio

Em meio aos trabalhadores nos dias de hoje, infelizmente muitos não têm conhecimento de uma coisa muito importante para todos nós, que são os nossos direitos. A minoria sabe de seus benefícios, mas nem todos sabem quais são os seus significados e muito menos para que servem.  

Isso porque, de fato, ninguém explica no momento da contratação e também porque as pessoas não buscam saber quais são os seus benefícios, esses dados por lei e total direito do trabalhador.  

Anúncio

Em alguns casos não é conferido se esses benefícios realmente estão sendo dados e cumpridos, e certamente por esses motivos que muitos abrem mão de seus benefícios e direitos sem ao menos saber que isso pertence a eles.

PIS E PASEP
PIS E PASEP

Dentre tantos benefícios que se deixam passar despercebidos estão o PIS e PASEP. Para quem não tem o conhecimento desses benefícios, ou não sabe para que servem é muito importante conferir o propósito dessas duas siglas. 

Quando se sabe dos seus direitos, assim fica mais fácil conferir se seu empregador está cumprindo com o que é de direito seu. 

Até porque quando o trabalhador não tem conhecimento nenhum de seus direitos, o empregador pode faltar com as obrigações sem que você perceba. 

PIS e PASEP, aprenda o que essas siglas significam 

O que é PIS? 

Com toda certeza você já ouviu falar na sigla PIS, mas você sabe o seu significado e em que isso pode te beneficiar? PIS significa Programa de Integração Social. Esse programa teve o desenvolvimento no dia 7 de setembro de 1970.  

Anúncio

No ano em que foi criado tinha o objetivo de fazer com que o trabalhador fizesse parte do desenvolvimento empresarial. Assim projetando que a renda fosse melhor dividida para todos. 

Para que o PIS possa ser sacado, em alguns casos, ele só pode ser sacado quando o titular alcança a aposentadoria, ou quando ele porta alguma doença. Um exemplo de é a SIDA/AIDS ou em um termo mais específico neoplasias malignas.  

Certamente esse benefício também pode ser repassado para algum familiar, isso caso o beneficiário venha a chegar al alguma situação de invalidez ou até mesmo em caso de óbito. 

Essas normas estão acordadas com a Lei 13,392/2019, mas também é possível que o beneficiário consiga o saque do PIS através de outras situações. 

Agora o que é PASEP? Qual sua diferença para o PIS? 

A sigla PASEP tem o significado de Programa de Formação do Patrimônio do servidor Público. Semelhante ao PIS, ele também teve seu início no ano de 1970, porém sendo colocado em vigor no dia 3 de dezembro. 

Ele é de certa forma, um fundo que possui integração com o PIS, por isso os dois são considerados um segmento do outro. 

A diferença entre os dois é que o PAESP foi criado com o intuito de que os funcionários que são públicos, sendo eles civis ou militares, pudessem obter uma parcela com maior valor na receita dentro as entidades que eles trabalham. 

Mas no casso dessas pessoas essas entidades são municipais, estaduais e federais. Se enquadram nesse quadro as entidades que são mantidas e supervisionadas somente pelo poder e dinheiro público. 

Como posso consultar se posso sacar o PIS e o PASEP? 

Para que você consulte se você tem direito ou não a sacar o PIS, há algumas opções que podem ser bem úteis. Como por exemplo você pode fazer essa consulta através de um App no seu smartphone, para isso procure pelo “App Caixa Trabalhador”. Caso queira usar outra maneira para consultar acesse o site oficial da Caixa. Você pode usar tanto o celular quanto o computador.  

Após feito isso basta procurar e clicar na opção de “Consultar Pagamento”.  

Caso não possua acesso à internet naquele momento, você certamente pode consultar pelo telefone ligando para o número 0800 726 0207, através desse número você entrará em contato diretamente com a central de atendimento da Caixa Econômica. 

Agora se você está de fato interessado em saber se você pode receber o PASEP, é necessário visitar o site oficial do Banco do Brasil. Caso queira outra opção para poder consultar, basta ligar par o número 4004 – 0001 para capitais metropolitanas, ou caso esteja em uma região fora dessa área ligue para o 0800 729 000. Caso houver um deficiente auditivo ligue para o 80 729 0088. 

Mas tanto um quanto o outro podem consultados através de uma Superintendência Regional do Trabalho. 

Como faço para sacar meu benefício? 

Para as pessoas que são colaboradores em empresas privadas consigam sacar esse benefício, é necessário que você possua o Cartão Cidadão e também uma senha de cadastro prévio. Se você possui esse cartão, facilmente você pode sacar nos caixas eletrônicos, no Caixa aqui ou nas casas lotéricas. 

Mas e se eu não tiver esse cartão? Muito simples! Basta você ir até uma das agências da Caixa Econômica juntamente com um documento com foto. 

Caso o indivíduo já seja correntista na Caixa, e caro sua conta não possuir nenhum tipo de negativação, então seu abono é diretamente depositado em sua conta. 

Mais uma das opções para sacar o PIS e PASEP é para quem é servidor público, podendo assim retirar o benefício diretamente em uma das agências do Banco do Brasil. Agora para quem já possui conta nesse banco, o benefício certamente é depositado direto nela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

0